Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008

Canil D'Maria

No passado dia 21 de Janeiro o Projecto Vila de Válega visitou o Canil D'Maria. Num local de espaços verdes onde reina a calma, em Tomadias, freguesia de Válega, no Canil D’ Maria, podem-se encontrar alguns serviços para os animais, desde o hotel canino à escola de treinos, apoio veterinário aos cães do hotel, banhos e tosquias e ainda uma pet shop de venda de comida para cães. O principal objectivo deste canil é a divulgação e sensibilização contra o abandono dos animais. O proprietário, António Amorim, esteve durante muitos anos na Força Aérea a trabalhar com cães e, ao longo dos tempos, o sonho de ter um negócio onde pudesse trabalhar com o maior amigo do homem foi brotando dentro de si.

 

A satisfação por ter concretizado este sonho encontra-se bem patente nos olhos de António e na maneira como fala do espaço inaugurado no passado dia 14 de Julho de 2007. A esposa, que o apoiou neste projecto, denota ainda que "há uma paixão comum por cães e gatos, que originou o sonho do António. Apesar de neste momento só estarmos vocacionados para receber cães, é nossa intenção ter não só Canil mas também Gatil, e abrirá muito em breve uma mini biblioteca associada ao mundo canino, que se enquadra dentro do projecto de divulgação e formação da população e dos donos dos cães. Este é um projecto pensado para crescer".

O hotel canino é composto por 22 canis individuais com 14 metros quadrados, cobertura isotérmica, zona de solário, cama e música ambiente, tudo isto num espaço onde o canídeo pode transitar livremente

Na opinião dos proprietários do novo canil, se o abandono dos animais diminuísse, a qualidade de vida, tanto para eles, como para a população, sairia a ganhar. O abandono aumenta a probabilidade de acidentes e ainda a possibilidade de doenças ou riscos para a saúde pública. O Canil D’Maria conta com António Amorim para orientar os donos no treino dos animais. O responsável esclarece que "o treino beneficia em todos os aspectos, porque é o aperfeiçoamento da educação. Aqui os cães começam a treinar com quatro meses. Procuramos reforçar a ligação entre cão e dono, e essa empatia é feita aqui no treino. O cão compreende o dono e o dono compreende o cão; a partir daí é muito mais fácil educar o animal. A partir do ano de idade é que se vê a diferença, e o cão aprende algumas regras sem que se viole o seu bem-estar".

 

E não é só na época de férias que muitas pessoas procuram estes serviços, para que os animais fiquem num local seguro e com alguém que os possa acarinhar. Também existem outros motivos, como por exemplo viagens de trabalho.


O proprietário do canil evidencia ainda que a "população, de um modo geral, encontra-se sensível para os direitos dos animais, mas ainda existe uma parte que não é tão sensível, nomeadamente pessoas de uma faixa etária mais adulta. Felizmente começa a desaparecer o conceito de que o animal é um objecto, passando assim a ser considerado um membro interactivo da família".

 

Mesmo assim, acrescenta, "infelizmente ainda muitas pessoas não têm conhecimento da existência de hotéis caninos e acabam por abandonar o seu animal, mas por outro lado, existem muitas pessoas que abandonam por não quererem ter gastos".


(Informação recolhida no local e em artigo do Jornal Praça Pública)


Publicado por viladevalega às 12:44
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

Sobre Nós

Visitas

/

Desenvolvido por

Carla Oliveira

Frederico de Sousa Lemos

Joana Tavares

Juliana Carvalho

Citação do Mês

"excelente projecto. aproveito para convidar a fazer uma visita ao meu blog." Hugo Jorge

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Pesquisar Neste Blog

 

Últimas Actualizações

Projecto Vila de Válega j...

3.ª Proposta: Construção ...

2.ª Proposta: Rede de min...

1.ª Proposta: Requalifica...

Projecto Vila de Válega a...

Projecto Vila de Válega d...

3.ª Área de Intervenção: ...

2.ª Área de Intervenção: ...

1.ª Área de Intervenção: ...

Diagnóstico da Vila de Vá...

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Ligações

Subscrever Feeds